O bruxismo é uma disfunção comum, muita gente tem, mas às vezes nem sabe. Por isso quis abordar este tema no blog, o difícil diagnóstico pode trazer um incômodo por muito tempo, sem se descobrir o problema. O hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, caracteriza o bruxismo, que pode ter diversas causas.
A repetição desses movimentos incorretos leva ao desgaste ou até fraturas dentárias e má oclusão. E pode acarretar a disfunção na ATM (articulação temporomandibular) que causa dor, estalos e travamento, chegando a restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Entre os sintomas mais comuns estão as dores de cabeça e o zumbido, que pode ter múltiplas causas. Ao mastigar, a boca gera de 100 a 150 Kg de força e, em casos de bruxismo, chega a 500 Kg, o que pode aumentar a intensidade do zumbido ou até provocá-lo.
Por ser um distúrbio inconsciente e muitas vezes ocorrido durante o sono, o diagnóstico é mais difícil. O desgaste nos dentes e a dor na musculatura da mandíbula e de cabeça podem indicar o bruxismo. Muitas pessoas descobrem após serem alertadas por alguém que tenha percebido o ranger de dentes enquanto dormiam.
Geralmente, o primeiro tratamento é indicado por um dentista para proteger o desgaste dos dentes, uma plaquinha que se encaixa nos dentes. Mas para resolver o problema do bruxismo é necessário o acompanhamento fonoaudiológico, um tratamento pouco conhecido e que trabalha a musculatura, geralmente a mais comprometida. Os exercícios corretos, de relaxamento, de alongamento entre outros, trazem uma melhora significativa nas funções da face e na estética.
Fonte: Valesca Resende
Nenhum comentário:
Postar um comentário