quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sauna tem uso adequado em benefício da saúde


Desde a década de 90, os spas começaram a se popularizar no Brasil. Hoje, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Clínicas e Spas, eles representam um dos segmentos que mais cresce no setor de bem-estar e estética. E, com a demanda também crescente dos sites de compras coletivas, os preços para quem quer adquirir um produto ou serviço desses espaços, diminuíram. Uma das práticas mais comuns em clubes e spas, o banho de sauna vem se tornando um hábito para quem deseja relaxar.

Sensações de bem-estar, como o “rejuvenescimento” da pele ou uma respiração mais leve, resultam da permanência de alguns minutos na sauna. Mas certos cuidados  podem ser importantes para utilizá-la de forma mais adequada, preservando nossa saúde. “Deve-se hidratar muito bem, ficar dentro da sauna por cerca de 5 a 20 minutos e, nesse intervalo, tomar um banho morno ao sair, antes de voltar, sempre repetindo esse ritual”, recomenda o médico do esporte Behnam Talebipour, autor de dissertação de mestrado sobre o assunto defendida na Faculdade de Medicina da UFMG.

Além disso, o ideal é que adultos saudáveis façam uso da sauna por, no máximo, três vezes por semana. Já idosos ou pessoas com doenças cardiovasculares precisam de avaliação médica antes da prática. Sobre as crianças, o médico do esporte sugere que elas não fiquem sozinhas na sauna e a utilizem somente uma vez por semana, com cuidado. “Se para os adultos, a gente fala de 5 a 20 minutos por sessão diária, para as crianças seria adequado de 5 a 10 minutos. E dentro da sauna, elas devem sentar na parte mais baixa da escada, porque a temperatura é mais baixa”, pontua.

Outro grupo “polêmico” que também pode utilizar a sauna é o das mulheres grávidas. Segundo Behnam, já houve uma discussão relacionando a incidência da anencefalia nos bebês das gestantes praticantes do banho, mas nada foi comprovado. E sobre o melhor tipo de sauna – seca ou a vapor –, o médico garante que os benefícios são praticamente os mesmos, mas pondera: “Banho a vapor talvez tenha uma desvantagem, já que dificulta um pouco o mecanismo termo-regulatório, ou seja, quando a gente entra na sauna, a temperatura corporal interna aumenta, mas haverá mais dificuldade, através do suor, de passar a reter a temperatura para fora.”

Por fim, a dermatologista Rachel Guerra, do Hospital das Clínicas da UFMG, desvenda outra dúvida comum: se uma boa frequência de banhos de sauna elimina as espinhas. “Na verdade, isso facilita a eliminação do sebo produzido na pele. Então é possível diminuir os cravinhos, por facilitar essa drenagem, mas como um tratamento auxiliar da acne, não acho que a gente teria um efeito tão potente assim.”

Fonte: UFMG/Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário